Número total de visualizações de páginas

6.09.2012

KITSCH



Kitsch is a form of art that is considered an inferior, tasteless copy of an extant style of art or a worthless imitation of art of recognized value. The concept is associated with the deliberate use of elements that may be thought of as cultural icons while making cheap mass-produced objects that are unoriginal. Kitsch also refers to the types of art that are aesthetically deficient (whether or not being sentimental, glamorous, theatrical, or creative) and that make creative gestures which merely imitate the superficial appearances of art through repeated conventions and formulae. Excessive sentimentality often is associated with the term.

Hoje foi um dia estranho. Ou eu estive mais sensível ao exterior, ou o kitsch está a aumentar exponencialmente e eu não tinha dado conta. E é perigoso! :) Entrava eu na segunda circular quando me deparo com um Mercedes mesmo à minha frente. Olhei e vi-as. Esfreguei os olhos e voltei a olhar. Podia ter sido uma visão. Mas não era. Ali estavam cinco almofadinhas de tricot impecavelmente alinhadas contra o vidro traseiro do carro...

Um dia perguntaste-me o que era o Kitsch, lembras-te? Para alguns é considerado uma forma de arte... inferior, é certo! Dada ao ridículo para alguns e à beleza para outros... O kitsch são os cãezinhos de louça no móvel da sala, ou os outros, os de cabeça a abanar pendurados no espelho retrovisor; o kitsch são as nossas senhoras de Fátima de plástico na mesa de cabeceira... por cima de um naperon de renda branca... O kitsch são os pais natais do chinês e os lacinhos e as fitinhas que os enfeitam.. o kitsch são os galozinhos de Barcelos ou as torres Eiffell a fazer de porta-chaves...

Mas o kitsch é sobretudo uma manifestação de gosto! Duvidoso para uns e de excelência para outros...

That's the world we live in...

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: