Número total de visualizações de páginas

9.10.2012

A COMUNICAÇÃO DO AMOR


Diz-me a experiência que  o único casal que tem potencial para ter sucesso é aquele que compreendeu que a comunicação e a empatia (o saber colocar-se no lugar do outro) são os utensílios mais extraordinários de perceção das necessidades e desejos do pessoa que nós queremos ter a nosso lado. E por vezes, falhamos nisso sem querer...
Por outro lado, também me parece que a melhor maneira de comunicar no amor (e fora dele) é seguir a célebre máxima de Immanuel Kant: Age com o outro como gostarias que o outro agisse contigo. Caso contrário, a comunicação deixa de acontecer, os momentos de desilusão podem surgir e os mal entendidos podem suceder-se uns aos outros sem o serem. É difícil comunicar no amor? Talvez! Mas se assim for, então toda a comunicação em geral só pode ser um perfeito fracasso. Se eu não comunicar eficazmente com a pessoa que eu amo, com quem vou comunicar com eficácia? Se é com ela que eu quero partilhar e partilhar-me, porque não consigo que a comunicação flua como o rio?
Por isso é que tantas relações falham mesmo antes de terem começado. 
Por isso é que a verdadeira liberdade amorosa dos nossos dias se tornou a liberdade de ficar ou de partir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: