Número total de visualizações de páginas

11.22.2012

É AS MOÇAS...

Aula de 9º ano. Numa escola de Lisboa. Cedo: 8h30. Manhã fria de novembro. Estado de espírito da prof: não sabia muito bem o que estava ali a fazer àquela hora.
Sumário. Início da aula. Matéria: o conto "O Tesouro". Caracterização das personagens. Temas. Ganância. Riqueza. Pobreza. Alegria. Tristeza. Os irmãos de medranhos "mergulharam furiosamente as mãos no ouro" - afirma Eça. Furiosamente quer dizer alegremente, atira um dos miúdos. Outro riposta: - Tás mas é parvo... Eles estavam bué felizes... 
- E o que é que vos faz felizes, a vocês? - rosnei.
E aí começaram: a família, o meu avô, os meus pais, o meu pai, dinheiro, a minha avó... etc e tal...
Faltava um responder... Por sinal, o melhor aluno, o mais irrequieto, o mais mal comportado, o mais pequeno, o mais engraçado...
- E tu, Guilherme, o que é que te faz feliz? - perguntei.
- É as moças... - respondeu-me com os olhos a brilhar e os seus dentes saídos de Castor. Assim lhe chamam os colegas.... CASTOR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: