Número total de visualizações de páginas

9.11.2014

CAMBADA DE PROFESSORES!

Porque é que nossos alunos não aprendem?


A jornalista Catarina Fonseca pesquisou e descobriu as fantásticas conclusões de um neuro-psicólogo de nome Nelson Lima, segundo o qual  a maior parte das dificuldades dos nossos estudantes surgem por desmotivação, não por incapacidades neurológicas. EUREKA!


Ora, a verdade verdadinha, é que tanto os alunos como os professores andam perdidos, sem saberem muito bem para que serve a escola nos dias que correm, ensinando conhecimentos amorfos, desinteressantes e sem qualquer aplicação prática. 

Citando o tal senhor: O que a escola devia fazer nos primeiros anos era dar noções gerais do que é a vida. Mas um aluno de 12 anos tem 15 disciplinas! Como é que pode aprender alguma coisa? Quinze disciplinas que depois se refletem na forma desmesurada como acontecem os trabalhos de casa. Estranhamente (ou talvez não.), e segundo um estudo europeu, somos um dos países com piores resultados escolares e o país europeu que mais tempo dedica aos trabalhos de casa.

Concordo: ainda ontem o diretor da escola onde leciono afirmava em alta voz que os resultados dos alunos foram maus. O que quer dizer mais ou menos isto: Vocês, cambada de professores, não andam a fazer nada de jeito... E eu continuo a concordar. Desta vez com ele, o senhor diretor. Não fazemos nada que interesse, não senhor... Os alunos não aprendem porque nós não ensinamos e nós não ensinamos porque já não sabemos ensinar, porque andamos cansados de tanto trabalho burocrático, porque em vez de prepararmos aulas e definirmos estratégias e selecionarmos novos métodos, temos de fazer grelhas e mais grelhas e planos e mais planos e quando chega a hora da aula, queremos é sair dali para fora o mais rapidamente possível porque ninguém nos ouviu, não temos um écran touch nas trombas onde eles possam rapidamente selecionar um filme ou um jogo ou algo que os distraia que a vida de um aluno nos dias que correm não é fácil, eles andam cansados com tantas horas de aulas inúteis... E depois, coitadinhos dos meninos, ficam stressados e respondem mal aos professores, que vão para a merda ou até para mais longe se for caso disso e os pais também não sabem o que podem fazer para os motivar... Se lhes compram outro telemóvel ou se nem os acordam de manhã para ir para a escola, como uma encarregada de educação me disse um dia:

- A professora tem toda a razão, ele chega sempre atrasado. Mas eu custa-me tanto acordá-lo porque ele anda muito cansado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: